Regras de etiqueta não são chatices da época da sua avó. São orientações não verbais que nos ajudam a viver melhor em sociedade. Pessoas educadas costumam ter melhores resultados em negociações, momentos estressantes e pequenas coisas do dia-a-dia.
Muitas vezes eu me impressiono com a falta de vontade de algumas pessoas em responder a um simples bom dia. Minha avó sempre me diz que ela não deseja bom dia pelos outros, mas por ela mesma! Pela alegria que ela tem em acordar e ter a certeza e a energia de que aquele será um BOM DIA. Não é maravilhoso encontrar alguém com essa energia logo pela manhã?
Eu tenho absoluta certeza da teoria da ação e reação. Pessoas com pouca etiqueta são 'vítimas' da grosseria alheia ou apenas recebem de volta o reflexo do que fizeram?
Uma pessoa sem educação pode ser o estraga prazeres de inúmeras pessoas educadas que optarão por simplesmente saírem de cena a tolerarem uma pessoa grosseira. E tenha certeza: pessoas educadas sempre se lembrarão dos grosseiros e nunca se sabe as voltas da vida.
Final de semana chuvoso chegando indica que muitos de nós optaremos pelo cinema como opção de lazer. Para não ser O mal educado da parada, fique ligado na etiqueta no cinema:
- Atender ao celular para dizer que não pode atendê-lo. Desligue seu queridinho antes mesmo do trailer começar. Se estiver esperando uma ligação urgente: não vá ao cinema!;
- Mandar mensagens durante o filme ou ver a hora no celular. A luz do celular atrapalha quem está focado no filme;
- Derrubar pipocas no chão ou pior, derrubar e não limpar pipocas no chão;
- Abrir latas ou fazer barulhos com alimentos durante a sessão;
- Papear com o colega ao lado;
- Apoiar os pés ou encostar as pernas na poltrona da frente;
- Levantar e sair da sala para utilizar o telefone ou comprar mais comida e refrigerante.;
- Não controlar seus pimpolhos. Aproveite a oportunidade para educá-los, afinal eles serão o seu reflexo no futuro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário