segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Afinal, o que é Coaching?


Mais importante do que definir o que é Coaching e como esse processo pode ser usado hoje em dia, é esclarecer que Coaching NÃO é terapia. 

Então, o que é Coaching e como eu posso me beneficiar deste processo?

Coaching é um processo com início, meio e fim. Baseado no acordo entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente que será apoiada pelo Coach durante todo o processo de realização de metas de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento de competências próprias e reconhecimento e superação de suas fragilidades.
Coach pode ser traduzido pela palavra 'treinador' e sempre foi usada no ambiente esportivo migrando para o ambiente corporativo. 
O Coach (treinador) atua encorajando e motivando seu cliente, procurando transmitir-lhe ferramentas técnicas que melhoram as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação dos objetivos definidos por ambos, transformando idéias em metas desafiadoras e em um Plano de Ação que pode levar a realização de antigos sonhos.
O Coaching pode e deve ser usado em vários aspectos da vida, seja de relacionamento, de vida, profissional, desenvolvimento de carreiras e habilidades.

Os coachings mais comuns oferecidos hoje em dia são:

- Coaching de Relacionamento: para pessoas que queiram iniciar ou manter um relacionamento afetivo ou interpessoal; aumentar o comportamento positivo nos relacionamentos; mudar os modelos de relacionamentos herdados dos pais; usufruir de um relacionamento; reorganizar os papéis de cada par; esclarecer e resolver os conflitos do passado e presente; trabalhar perdas e dores; aumentar a assertividade.
- Coaching de Vida: tem como objetivo encorajar pessoas a ir além de seus limites, para realização de seu potencial máximo na vida. Com enfoque no presente criando o futuro desejado. Desenvolve de maneira prática estratégias e planos de ação para a realização de metas e de sonhos. Potencializa e desenvolve talentos e habilidades. Reforça a auto-estima e a motivação para partir para a ação.
- Coaching de Carreira: Objetiva orientar profissionais experientes no planejamento e desenvolvimento de suas carreiras assim como jovens profissionais na busca do primeiro emprego, mudança de carreira e retomada da carreira após um período de afastamento do mercado.
- Coaching de Performance: ou Coaching de Desempenho, tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um processo em que se aprende a atingir objetivos e metas pelo auto-conhecimento e conscientização de suas próprias responsabilidades no crescimento profissional. Tem resultados tangíveis e mensuráveis e é normalmente implementado em equipes de vendas e serviços.
- São conhecidos também o Coaching de Liderança, de Equipe, Cross Cultural, de Adaptação e Mudanças entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br