quarta-feira, 17 de março de 2010

Introducing people. Quem apresenta quem?

Todo aluno iniciante em  um curso de inglês sabe que as primeiras lições são: alfabeto, números, soletrar nomes e apresentação.
Esta semana estou com duas novas turmas de inglês iniciante e o bacana de voltar a este assunto é que você também volta a refletir sobre as regras de etiqueta. Afinal, quem apresenta quem?

Conforme nossa querida consultora de moda e etiqueta Glória Kalil nos ensina, no Brasil você apresenta:

- o mais jovem ao mais velho;
- o homem à mulher;
- o funcionário ao chefe;
- as pessoas menos conhecidas ao "figurão";

Ainda usa-se dizer "muito prazer", mas o "como vai" é mais moderno (assunto que também discuto com meus alunos de inglês, afinal qualquer idioma é dinâmico e o que era chic dizer no passado pode parecer muito antigo se dito hoje. Você se lembra do "por obséquio"?)

- Se, ao apresentar você, a pessoa tem um lapso de memória e não consegue se lembrar do seu nome ou sobrenome, aceite com humor e indulgência e ajude-a, dando seus dados. Não se ofenda com isso!
- Se você é quem está no papel do apresentador, mencione apenas os vínculos convencionais estabelecidos: marido, mulher, padrinho, cunhado(a), etc. Aqui eu acrescento que só deve-se dizer qual é o vínculo se você estiver totalmente certo dele. Você não quer apresentar a esposa mais nova daquele cinquentão charmoso como: essa é fulana, filha de beltrano (sendo que ela terá que lhe corrigir e dizer que na verdade é a esposa!).
Casais gays, casais que não formalizaram a relação ou em caso de dúvida, limite-se a dizer o nome de cada apresentado.
- A pessoa que está no papel de apresentar outras pessoas tem como objetivo fazer com que essas pessoas que acabaram de se conhecer tenham uma conversa agradável e por isso é de muito bom tom apresentá-los dando a eles um assunto em comum para que uma conversa se inicie. Por exemplo: "João este é Paulo, você sabia que assim como você ele também trabalha na bolsa de valores?" Pronto, sua missão está cumprida!
Lógico que não vale dizer: "João, esta é Ana, você sabia que assim como você ela também é divorciada? Bom senso é tudo!"

Já em inglês, o protocolo muda um pouco. Algumas regras são as mesmas, como:


- o mais jovem ao mais velho;
- o homem à mulher;
- o funcionário ao chefe;
- as pessoas menos conhecidas ao "figurão";

mas, deve-se iniciar a apresentação usando sempre o nome do mais importante primeiro. Por exemplo:

"- Oi Paulo tudo bem?
- Quero lhe apresentar a Ana! (chegando perto dela você diz novamente) Paulo, esta é Ana Silva. (deve-se usar sempre o nome e sobrenome e em caso mais formal o título - Mr. Mrs., etc)
- Ana, este é Mr. Paulo Silva (em inglês nunca se usa o título apenas com o primeiro nome. Usa-se com o nome completo ou com o sobrenome) . Mr. Silva é Diretor do banco XYZ.
e voltando-se para o Paulo
- e a Mrs. Ana Silva é gerente de novos negócios da ABCD."

Para quem está sendo apresentado, o correto é repetir o nome da pessoa que você acabou de conhecer. Por exemplo:
"- Paulo, esta é Ana. Ana, este é o Paulo.
- Oi Paulo, como vai?
- Tudo bem e você Ana."
(se a situação é formal, deve-se usar o título e sobrenome: como vai Mr. Silva?).
Isso mostra a sua atenção em relação ao outro e também ajudará a sua memória. Repetir o nome é uma boa forma de memorizá-lo!

Veja abaixo o vídeo da consultora de etiqueta americana Hazely Lopez. Aqui ela explica em inglês (com legenda em inglês) como deve-se agir nessas situações.




Agora é sair praticando! Nice to meet you!

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